Exames de Português CAPLE

Exames de Português

CAPLE é o acrónimo do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira. É uma unidade da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Trabalha na avaliação e na certificação da proficiência em português língua estrangeira (PLE).

Os exames de PLE do CAPLE-FLUL são unicamente destinados a cidadãos estrangeiros. São aceites para fins de estudos, carreira académica, emprego, obtenção de nacionalidade portuguesa, etc.. São igualmente aceites por diferentes entidades e instituições nacionais e estrangeiras. Estes exames avaliam, assim, a competência em português como língua estrangeira (PLE) correspondente aos seis níveis (A1 a C2) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Por conseguinte, são independentes do percurso de aprendizagem e do local onde o aluno os realizou.

A escola Caravela no final de cada nível oferece exames análogos as estes. Portanto, são exames que seguem o formato, tipo de conteúdo e critérios de avaliação dos exames CAPLE. Fazemos isto para que o aluno tenha uma informação precisa sobre o seu nível de proficiência em português.  Consequentemente, isto permite ao aluno estar preparado para realizar, em qualquer momento, um dos exames de PLE do CAPLE-FLUL correspondentes ao nível que terminou.

Para mais informações sobre os cursos de preparação para os exames de português CAPLE, consulte os nossos cursos de português para fins específicos.

Níveis do QECR e exames de português CAPLE-FLUL

Nível A1

O aluno compreende e usa expressões familiares e quotidianas, e frases muito simples para satisfazer necessidades concretas. Consegue apresentar-se, apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem.

Comunica de forma simples, quando o interlocutor fala calmamente e tenta cooperar.

Exame: Certificado Acesso ao Português

Nível A2

O aluno compreende frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com prioridades quotidianas (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).

Comunica em tarefas simples e em rotinas que exigem uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares.

Pode descrever de forma simples a sua formação, o meio circundante e falar assuntos quotidianos.

Exame: CIPLE – Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira

Nível B1

O aluno compreende as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (trabalho, escola, lazer, etc.).

Consegue lidar com a maioria das situações que encontra. Expressa-se de forma simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse.

Pode descrever experiências, eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como justificar brevemente uma opinião ou projeto.

Exame: DEPLE – Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira

Nível B2

O aluno compreende as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.

É capaz de comunicar com alguma espontaneidade e conforto com falantes nativos. Exprime-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e consegue argumentar sobre um tema da atualidade.

Exame: DIPLE – Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira

Nível C1

O aluno compreende um vasto número de textos longos e difíceis. Exprime-se de forma fluente e espontânea.

Usa a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Exprime-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, articulada e fluida.

Exame: DAPLE – Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira

Nível C2

O aluno compreende, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou Iê.

Consegue resumir as informações de diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos coerentemente.

Exprime-se espontaneamente, de forma fluente e com exatidão, distinguindo pequenas variações de significado em situações complexas.

Exame: DUPLE – Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira