Objetivos

O principal objectivo é criar de uma escola de línguas, dedicada exclusivamente ao ensino do PLE (Português Língua Estrangeira), ou seja, a pessoas cuja língua materna é diferente do português. O público é constituído por residentes em Portugal, pessoas que visitam o país e residentes fora de Portugal (via online). A escola diferencia-se pelo facto de ser especializada numa só língua. Iniciando a sua atividade nas Caldas da Rainha através do presente Programa de Apoio, tem como objectivo a curto ou médio prazo expandir-se para outras cidades.

A estratégia consiste na captação de clientes organicamente (só recorrendo à publicidade esporadicamente) através do nosso website em coordenação com as redes sociais.

Além da possível expansão para outras cidades, a escola pretende obter a certificação DGERT, apostando na criação de conteúdos didáticos, como manuais, materiais para usar na sala de aula, recursos digitais e aulas em formato e-learning e b-learning.

Atividades

A escola oferece cursos intensivos, extensivos, privados, online, em formato b-learning, ao domicílio (tanto para empresas com particulares) e cursos para fins específicos (preparação para exames CAPLE, para empresários e para turistas).

Resultados esperados/atingidos

Todos os resultados ao nível das atividades que se pretendiam alcançar, do público-alvo, da estratégia de captação de clientes e desenvolvimento da marca e dos postos de trabalho a criar foram alcançados.

A escola realiza todas as atividades a que se propôs inicialmente, apresentando neste momento uma oferta de serviços que respondem às necessidades do seu público-alvo, sem se dispersar numa oferta demasiado vasta.

O público-alvo também correspondeu ao esperado e a estratégia para o captar foi bem-sucedida. Através de websites bem construídos e com blogues onde são publicados regularmente conteúdos de relevo para o nosso público-alvo, e em coordenação com as redes sociais, foi possível captar clientes organicamente, ou seja, sem recurso a publicidade paga, salvo em ocasiões muito esporádicas. Isto porque os motores de busca têm a capacidade de reconhecer que os nossos websites têm qualidade e oferecem contudo de valor, e por essa razão coloca-os nos primeiros lugares das pesquisas. Desta forma os nossos clientes encontram-nos rapidamente na internet. Isto requereu um grande investimento sobretudo de tempo, mas mostrou-se como sendo a estratégia mais eficiente.

Outra estratégia foi apostar num serviço de elevada qualidade e com foco nos resultados. Graças a isto, foi possível manter clientes por mais tempo e captar novos clientes por recomendação, o que representa uma grande economia de recursos.

Ao nível dos postos de trabalho, foram criados até mais do que era espectável, o que é especialmente positivo nesta área onde a precariedade ainda é um problema com que formadores se deparam. Além disto, a contratação de formadores a tempo inteiro nesta área permite uma maior especialização e consequentemente um serviço de maior qualidade.

O único objectivo que ainda não foi alcançado foi a certificação da DGERT. Apesar disto não afetar a qualidade dos nossos serviços nem ser algo relevante para o nosso público-alvo, acreditamos que é uma mais-valia para a empresa e por isso continuará a ser um dos nossos objetivos a médio prazo.

Atualizado em: 05/03/2024